1 - AGENDAMENTO E CONFIRMAÇÃO
- Os agendamentos deverão ser feitos de forma a minimizar o número de pessoas ao mesmo tempo na sala de espera.
Deve-se fazer triagem de pacientes com sintomas respiratórios no agendamento e na confirmação da consulta/exame/procedimento.
“Caso conforme alguma das respostas positiva no informe:
- Apresentou febre ou apresenta sintomas de gripe.
- Apresentou sinais de conjuntivite (olho vermelho, coceira, lacrimejamento e irritação que não estejam relacionadas com procedimentos cirúrgicos realizados pela nossa equipe).
- Entrou em contato com alguém que tenha tido Coronavírus confirmado nos últimos 14 dias.
*O acesso a Clínica será permitido somente com o uso de máscara, conforme Decreto nº64.959, de 04 de maio de 2020 – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
**Orientamos que venha apenas com um acompanhante”
Caso o paciente apresente algum sintoma recomenda-se que seja realizada orientação por telemedicina para que o médico possa definir se há resolução através da telemedicina ou se há a necessidade de consulta presencial podendo ou não aguardar o período da quarentena.
2 - CHEGADA
Unidade com estacionamento – atendentes de portaria devem:
- Devem utilizar máscara N95 durante todo o turno de trabalho.
- Ter disponível álcool 70% para higienização das mãos antes de entrar e após sair do veículo.
- Deixar os vidros do carro aberto enquanto estiver manobrando.
- Pode-se considerar também a alternativa de encapar com plástico filme o volante e câmbio.
3 - ENTRADA
- Confirmar se paciente e acompanhantes estão de máscara, em caso negativo oferecer máscara cirúrgica.
- Na entrada da clínica deve-se disponibilizar álcool 70% para higienização das mãos a todo paciente e acompanhante.
- Deve-se manter uma distância de 2 metros conforme sinalização do chão.
- Cadeiras também organizadas de forma a manter o distanciamento.
- Caso seja servido café ou água ao paciente ou acompanhante, utilizar copos descartáveis e disponibilizar os consumíveis (açúcar, adoçante e pazinha) de forma individualizada.
- Retirar itens compartilhados como revistas e jornais.
- Manter em pontos estratégicos de acesso aos pacientes e profissionais orientações de higiene das mãos, higiene respiratória e etiqueta de tosse.
4 - RECEPÇÃO
- Na Recepção recomendamos o uso de máscaras N95, óculos e avental descartável.
- Higienizar o balcão com álcool 70% a cada paciente.
5 - PRÉ CONSULTA, EXAMES, CONSULTAS E LASER
- Realizar a consulta com as janelas abertas se possível.
- Durante os exames/consultas/procedimento recomendamos que Médicos, Tecnólogos, Enfermeiros e Auxiliares de Oftalmologia utilizem máscaras N95, óculos e avental descartável (troca a cada paciente); os paciente e acompanhantes devem manter o uso da máscara durante todo o atendimento.
- Ressaltamos que a principal via de transmissão é o contato com mucosas, portanto deve-se tomar atenção redobrada aos equipamentos e instrumentos (não penetrantes) que entrem em contato com o olho devem ser higienizados com álcool 70% ou outro desinfetante (sondas).
- Nas lâmpadas de fenda e aparelho de laser Micropulso/fotocoagulação deve-se manter anteparo de acetato (película transparente semelhante ao plástico) que deve ser higienizado com álcool 70% ou outro desinfetante a cada paciente e lavado com água e sabão no momento da limpeza terminal da sala.
- A cada exame/consulta/procedimento higienizar as mãos e utilizar luvas de procedimento se houver contato com o paciente (pálpebra e olhos).
- Após cada exame/consulta/procedimento deverão ser higienizadas com álcool 70% ou outro desinfetante todas as superfícies tocadas pelo paciente ou acompanhante: mesa, cadeira, apoio de queixo e testa de todos os equipamentos.
- As lentes de gonioscopia e iridotomia devem ser lavadas após cada utilização com detergente (sem emolientes/hidratante) para tirar a sujidade (viscoelástico) e após a enfermagem deixa de molho em solução de limpeza enzimática.
6 - INJEÇÕES INTRAVITREAS E CIRURGIAS
- Não se deve utilizar máscaras N95/PFF2 ou equivalentes com válvulas pois estas permitem a saída do ar expirado pelo profissional que está usando esse EPI que pode contaminar o campo operatório, paciente e outros profissionais.
- Deve-se usar óculos e avental descartável (troca a cada paciente);
- A higienização da sala a cada paciente mantem-se conforme preconizado pela CCIH da Retina Clinic (enfermagem faz as limpezas/desinfecções de macas, mobiliário e equipamentos e esterilização dos instrumentais e pessoal da limpeza faz a desinfeção do piso, maçanetas e portas) e do dia é realizado limpeza terminal.
REFERÊNCIAS
1 - NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 06/2020 ORIENTAÇÕES PARA A PREVENÇÃO E O CONTROLE DAS INFECÇÕES PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2) EM PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS - Revisão: 29.05.2020
2 - NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 ORIENTAÇÕES PARA SERVIÇOS DE SAÚDE: MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE QUE DEVEM SER ADOTADAS DURANTE A ASSISTÊNCIA AOS CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2). (atualizada em 08/05/2020)
3 - DECRETO Nº 64.959, DE 04 DE MAIO DE 2020 - Dispõe sobre o uso geral e obrigatório de máscaras de proteção facial no contexto da pandemia da COVID-19 e dá medidas correlatas – ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
4 – COMO DE PROTEGER – Ministério da Saúde – disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger